domingo, 29 de agosto de 2010

PROJETO: BRASIL PÁTRIA AMADA

COLÉGIO MUNICIPAL ERNESTO QUEIROZ
DIRETORA: ANA MARIA DA SILVA MELO
COORDENADORA DE APOIO PEDAGÓGICO: LUCIENE PINTO
MODALIDADE DE ENSINO: INFANTIL E FUNDAMENTAL

ÁREA DO CONHECIMENTO: HISTÓRIA

JUSTIFICATIVA

O projeto nos remete ao encontro dos valores que perdemos dia após dia; a vivência da “SEMANA DA PÁTRIA” oportuniza o incentivo ao civismo, proporcionando ainda, momentos de reflexão e atitudes tais como:
* Ampliar a compreensão do passado histórico e conhecer o significado do dia “Sete de Setembro” para os brasileiros.
*Construir um conceito de Pátria;
* Estimular o sentimento de patriotismo;
* Adotar atitudes de respeito e de valorização aos símbolos nacionais brasileiros;
* Resgatar valores.

OBJETIVOS

. Entender o motivo dos festejos da Semana da Pátria;
. Discutir acerca do que é ser patriota;
. Vivenciar as datas cívicas da nossa pátria amada;
. Estimular o sentimento de amor à Pátria;
. Pesquisar para conhecer melhor a nossa história;
. Respeitar e identificar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar a Bandeira do Brasil como símbolo da Pátria;
. Conhecer e fazer valer os direitos e deveres dos cidadãos;
. Reconhecer e valorizar a instituição escolar como participante de grandeza do nosso país;
. Desenvolver o civismo, bem como, o senso crítico do educando por meio dos conteúdos vivenciados.

DESENVOLVIMENTO


* Conversa Informal e debate sobre:
- O que é a Pátria para nós;
- O que ocorreu em 7 de setembro de 1822;
- Quem foi D. Pedro I;
- A Bandeira, as Armas, o Selo, o Hino;
- A frase: Independência ou morte;
- O país antes e depois da Independência

* Execução do hino nacional (durante a semana)
- Vocabulário (Glossário)

ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA


Exposição das atividades na sala de aula e Apresentações no palco do colégio
* Mensagens de exaltação ao Brasil
* Jogral
* dramatização
* Poesias
* Cartazes
*Escolha da melhor frase sobre a pátria
*Coral Aprenda Cantando: Hino Nacional
*Uma passeata cívica.

RECURSOS


* Aparelho de som

* TV, DVD, vídeo, Datashow

*Símbolos: bandeira,
armas, selo, hino

*Quadro/giz

*Mapas/atlas

*Biblioteca

*Dicionário

*Internet

*Cartolina

*Figuras de vultos nacionais


ANEXOS DO PROJETO


SÍMBOLOS NACIONAIS






LETRA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO


OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!


BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!


DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.


BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

sábado, 7 de agosto de 2010

JORNALZINHO DO CMEQ



JORNALZINHO PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
COLÉGIO MUNICIPAL ERNESTO QUEIROZ, CUSTÓDIA – PE
ANO 2010 EDIÇÃO Nº 03 e-mail: cmeqcustodia@yahoo.com.br / Fone: 3848-1540




PARA QUE SERVE O JORNALZINHO PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS?
É uma ferramenta valorosa para aprender e participar.

O Colégio Municipal Ernesto Queiroz, de Custódia, PE, implantou em 2009 o Jornalzinho Partilhando Experiências. Por entender que esta é uma forma de trazer a realidade diária dos alunos para o currículo escolar. Os resultados tem sido exitosos. O Jornal Partilhando Experiências busca superar o baixo rendimento escolar dos alunos, a partir do incentivo a leitura e a escrita, bem como escrever no jornal o que o aluno produziu. É sem dúvida, uma experiência muito significativa para a criança. O mais gratificante é ver suas opiniões e produções textuais sendo valorizadas por meio da circulação na instituição escolar, familiar e na comunidade como um todo. Já ouvi relatos de alunos acerca do sentimento despertado pela participação no jornal do colégio.
As matérias publicadas contêm tipos e gêneros textuais diversos, presentes no cotidiano e na vida social do educando - artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, recados, cartas, contos, entrevistas, adivinhações, charadas e outros. Todas as crianças que produzem e progridem querem ver seus textos no jornal. Mas, infelizmente isso não é possível, pois dispomos de apenas quatro páginas. Aí a proposta é fazer uma seleção com os seguintes critérios: diversidade de tipos e gêneros textuais e priorização dos aspectos textuais (coesão e-coerência). O texto selecionado terá a revisão do aluno, bem como do professor da turma, ressaltando que os artigos que não entram no jornal do semestre por não terem sido selecionados, serão expostos no mural=do=colégio.
Para estimulá-los ainda mais, o jornal será exposto em local visível do estabelecimento e serão destacados (na entrada do colégio) os nomes dos colaboradores (escritores e desenhistas) que participarem da produção de determinada=edição. O Jornalzinho deverá ser trabalhado em todas as turmas, do Ensino Infantil ao Fundamental, de acordo com os objetivos selecionados no planejamento do educador. Quando o exemplar chegar às salas de aula, que sejam realizadas atividades diversificadas, desde a leitura das imagens à produção de cartas do leitor e=artigos=de=opinião. Esse é um trabalho bastante positivo e dará bons frutos à comunidade escolar. Acredite! Ele promove o desenvolvimento de um projeto a partir das ideias dos educandos e paulatinamente aproxima-os cada vez mais da leitura e da escrita. Vale salientar que um grande diferencial será a diversificação da metodologia de trabalho em sala de aula por conta da diversidade de textos que são explorados, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Contamos com a compreensão e colaboração de todos nessa jornada.
Luciene Pinto.
Idealizadora e Redatora

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo 2010 na África do Sul foi um evento muito emocionante. Os jogadores da Seleção Brasileira, ao sair no dia 30 de junho, deixaram mais do que saudade. Ficou plantada a esperança em nossos corações.
Na sexta-feira todos nós paramos em frente à TV para assistir ao jogo Brasil x Holanda. Entusiasmados, enfeitamos a sala de TV com bandeirinhas, vestimos camisas amarelas e torcemos bastante para incentivar a nossa seleção. A emoção traduzida no gol de Robinho se transformou no final do jogo em profunda decepção. Perdemos a copa e a tristeza tomou conta do ambiente. Todos estavam certos de que o Brasil seria campeão. Foi um dia muito triste para todos nós.
Aluna: Danielly Vilela (5ª série).

CARTAS DO LEITOR
O Jornalzinho Partilhando Experiências é uma forma de incentivar os alunos, professores e todos da escola a ter curiosidade e hábito de ler as notícias, depoimentos, eventos e projetos realizados na escola.
A finalidade real do jornalzinho é levar a todos informações de uma forma descontraída e engraçada, fazendo com que a leitura do jornal não se torne chata, cansativa e monótona, mas, agradável.
Por isso, quero parabenizar a professora Luciene Pinto pelo trabalho desenvolvido nesta escola, pois, tive o prazer de estar ao seu lado trabalhando o projeto de leitura o ano passado e pude perceber o quanto Luciene se empenha quando se trata de questões de educação, leitura e um bom desempenho do aluno, procurando sempre incentivá-los a participarem integralmente de todos os eventos realizados na escola.
Por fim, quero agradecer pela oportunidade de poder participar do jornal e saber que mesmo estando afastada dessa escola sinto orgulho de ser professora da mesma e poder dar minha parcela de colaboração para a terceira edição desse jornal. Peço a Deus que abençoe a cada um de vocês que fazem a Escola Ernesto Queiroz.
Guida Lacerda

É um dos fins da educação a interação plena do indivíduo com o meio que o cerca. A escola tem como objetivo básico por esse raciocínio promover a aprendizagem, sem abrir mão do convívio social, do respeito às diferenças, da formação de opinião e de outros requisitos necessários para o enfrentamento da vida dentro e fora desse contexto.
É agradável ver profissionais da educação trabalhando com seriedade e amor a essa profissão que é considerada um sacerdócio, tão expressiva é a sua importância. Como demonstração de dedicação ao ofício, está sendo realizado um trabalho que merece todo destaque e que tenho um imenso prazer em ser a revisora geral. Trata-se do “Jornalzinho Partilhando Experiências”, que é um instrumento de comunicação que vem mostrando um dos mais difíceis processos da educação: a dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita.
Embasado nessa problemática são dados depoimentos contundentes de professores e técnicos da educação. É um espaço inteiramente democrático que dá oportunidade até mesmo ao aluno manifestar sua opinião; seus trabalhos e vivências realizadas no cotidiano escolar.
Discutir propostas, criar artifícios de incentivo à leitura e escrita e implementá-los na prática educacional quando possível, é sem dúvida o caminho para a erradicação desse mal que afeta a população brasileira, que compromete, inevitavelmente, o desenvolvimento do país.
Parabenizo a professora Luciene Pinto pela brilhante iniciativa, bem como toda a equipe que de modo especial tem trabalhado em função do bom andamento da terceira edição desse jornalzinho na Escola Ernesto Queiroz.
Prof. Lindinalva Almeida.

PARA O CMEQ FICAR 100% LETRADO
Dia 23/06/2010 às 10 horas, alunos de 2ª a 4ª séries do Colégio Municipal Ernesto Queiroz enfrentaram a etapa final do III Campeonato de Soletração do Projeto – SE VOCÊ SABE LER E ESCREVER, LEVANTE=A=MÃO! O evento teve a seguinte programação:
- Hino Nacional (Cantado pela aluna Daniele=Vilela); - Coral Aprenda Cantando (música ABC do Sertão);
- Poesias de Antônio Frederico de Castro Alves e Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (alunos orientados pelo ator Humberto Guerra);
- Sorteio da rifa em prol do projeto.

Participaram da etapa final um quantitativo de quinze alunos; os três primeiros classificados receberam certificados e prêmios em dinheiro. Foi bonito ver a alegria e a emoção das crianças e pais.
Em nome da Equipe Gestora quero agradecer de coração aos vereadores que contribuíram com uma boa parte dos prêmios – Dr. Luiz Carlos, Ary, Severino, Nidinho, Luciano Lira e Gilberto Nunes. Agradecer ainda, aos funcionários do CMEQ que colaboraram com a rifa (de um conjuntinho de fogão) para aumentar o valor dos prêmios. Essa foi a forma que encontrei para estimular o desenvolvimento das competências básicas de leitura e escrita.

Correção ortográfica e pontuação:

Neuza Fernandes (Profª licenciada em Língua Portuguesa), Roberto (Profº licenciado em Pedagogia), Maria José (Diretora Adjunta) e Rubinéa (Profª licenciada em Matemática – responsável pelo somatório dos pontos).

Classificação dos finalistas
Terceiro Lugar - Nara Millena Bento de Lima (2ª Série). Segundo Lugar - Maria Beatriz da Silva (3ª Série). Primeiro Lugar - Rosa Júlia de Freitas (3ª Série). Faço minha a frase que diz: “A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes”.

Valeu Pessoal!
Um forte abraço,
Luciene Pinto.

ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CUSTÓDIA – PE, SENHORA LUCIARA FRAZÃO DE LIMA.

1º) Quais as maiores dificuldades enfrentadas por essa secretaria?
- Classes multisseriadas;
- Estrutura física das escolas e da própria secretária;
- IDEB baixo (2,5 nas séries iniciais e 2,4 nas séries finais);
- Dificuldade em leitura e escrita nos alunos das séries finais.

2º) Quais as políticas educacionais priorizadas no município hoje?
- Implantação do Ensino de em nove anos;
- Programas de correção de fluxo;
- Educação de Jovens e Adultos;
-.Formação de Professores, Técnico Administrativo e Pessoal de Apoio;
-.Reformulação do PCC e Enquadramento do Piso Salarial;
-.Projeto: Caminho da Cultura: Por uma Custódia Melhor.

3º) Em relação à legislação vigente, que dificuldades esta secretaria tem enfrentado?
- A maior dificuldade foi a implantação do Ensino em Nove Anos, pois como toda mudança provoca sentimento de insegurança, resistência e muitas vezes de indignação no meio educacional. Educadores se manifestam temendo os “MODISMOS” e questionam a falta de preparo para a implantação de medidas tão significativas.

4º) Na sua avaliação, quais foram as principais conquistas até agora?
- A implantação do Ensino em Nove Anos;
-.Fim do multisseriado (nucleação das escolas);
-.Reforma e ampliação das unidades escolares;
-.Aquisição de um novo prédio para sede da secretaria;
-.Aquisição de livros didáticos para Educação de Jovens e Adultos;
-.Aquisição de livros didáticos para a Cultura Afro-brasileira;
- Aquisição de um veículo para supervisão nas escolas rurais;
- Elevação do IDEB nas séries iniciais que em 2007 era 2,5 passou em 2009 a 3,6, superando a meta do Ministério da Educação que era 3,2.
Equipe Gestora do CMEQ

COMO GASTAMOS O NOSSO TEMPO?
A vida é o dever de casa que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguiria o amor que está à minha frente
E diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que
gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por
puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo
que, infelizmente, nunca mais voltará.
O tempo, poema de Mário Quintana foi enviado
por Ana Maria da Silva Melo (Diretora do CMEQ)
para a redação do Jornalzinho Partilhando Experiências.

MATERIAL DE APOIO PARA O PROFESSOR

Adivinhações

Qual é o nome do filme?
Que o Cebolinha entrou no cinema com dois pirulitos?
Resp: “LAMBO II”
Dez carinhas entram no cinema chupando dropes de menta.
De repente começa a atirar os dropes na tela. Qual o nome do filme?...
Resp: Os Dez Mandam menta!

O QUE É O QUE É?
São sete irmãos, cinco têm sobrenome e dois não têm?
Resp: semana
Que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resp: o livro
Ele morre queimado e ela morre cantando?
Resp: o cigarro e a cigarra.

FÁBULA

O leão e o inseto
“Um inseto se aproximou de um Leão e disse sussurrando em seu ouvido: "Não tenho nenhum medo de você, nem acho você mais forte que eu. Se você duvida disso, eu o desafio para uma luta, e assim, veremos quem será o vencedor.
E voando rapidamente sobre o Leão, deu-lhe uma ferroada no nariz. O Leão, tentando pegá-lo com as garras, apenas atingia a si mesmo, ficando assim bastante ferido.
Então se lamentou Dizendo: "Ai de mim, eu que sou capaz de vencer a maior das feras, fui vencido por uma simples Aranha."
Autor: Esopo
Moral da história: o menor dos nossos inimigos é frequentemente o mais perigoso

Coordenadora Pedagógica do CMEQ.

PASSATEMPO

Humor com a Profª. Luciene Pinto

Professor: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
Bruno: Professor

Um aluno de Direito a fazer um exame oral: O que é uma fraude? Responde o aluno: É o que o Sr. Professor está a fazer. O professor muito indignado: Ora essa, explique-se... Diz o aluno: Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar!



MENSAGEM

“A gloria da amizade não é a mão estendida nem o sorriso carinhoso nem a delícia da companhia, é a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você”.
Um abraço, Vanda Lúcia

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PROJETO: CULTURA AFRO – BRASILEIRA

II SEMESTRE – 2010

COLÉGIO MUNICIPAL ERNESTO QUEIROZ
EDUCADORA DE APOIO: LUCIENE PINTO SIMÕES IZIDRO
ÁREA DO CONHECIMENTO: HISTÓRIA

JUSTIFICATIVA
No mundo contemporâneo o sistema educacional brasileiro, tem enfrentado processos constantes de mudanças estruturais e conceituais, por conta das exigências sociais, que desejam uma educação de resultados positivos e práticos para o dia-a-dia. Uma educação que prepare para a diversidade e autonomia na construção do conhecimento, bem como, dos saberes constantes de aprender a aprender.
O Projeto Cultura Afro – brasileira tem o propósito de atender a lei Nº 10.639/03 que alterou a lei de diretrizes e bases (LDB) e instituiu as Diretrizes Curriculares para a sua execução. A lei acima citada determina a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar das seguintes modalidades de ensino: Fundamental e Médio. A decisão oriunda da lei faz um resgate histórico da colaboração dos negros na estruturação e construção da sociedade brasileira.
O projeto propõe palestras acerca da identidade cultural destacando as diferenças culturais.
Visa ainda, o reconhecimento e a valorização da identidade, como também da cultura e da história dos negros brasileiros.

HABILIDADES
- Identificar as disparidades entre brancos e negros na sociedade;
- Identificar e analisar criticamente os elementos geradores das diferenças raciais;
- Localizar por meio de pesquisas a história dos povos formadores
Da sociedade brasileira, destacando suas etnias e culturas;
- Perceber a necessidade de intervir positivamente para a erradicação das desigualdades raciais;
- Respeitar os direitos humanos e fundamentais do cidadão.

CONTEÚDO

- Relações Étnico - raciais.

SITUAÇÕES DIDÁTICAS
- Contextualização sócio - cultural, situando acontecimentos históricos de outras épocas, enfatizando os manifestos sociais, assim como seus significados;
- Investigação e pesquisa para atuar de maneira positiva no processo de reconstrução da memória social. Utilizando entrevistas, relatos, questionários, documentários e outros;
- Reprodução de atividades estimuladas pelas diversas fontes de trabalhos (revistas, jornais, pesquisa na internet, filmes, fotografias, entre outros) desde que materialize o tema em estudo.

ESTRATÉGIA
- Produção de textos, a partir das informações colhidas pelo educador;
- Palestras;
- Debates;
- Oficinas;
- Seminários;
- Danças;
- Lutas;
- Atividades lúdicas;
- Jogos;
- Brincadeiras.

AVALIAÇÃO
Será realizada de forma contínua, mediante exercícios e apresentações em sala de aula.

domingo, 1 de agosto de 2010

DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE AGOSTO

01 – Dia Nacional do Selo
03 – Dia do Tintureiro
05 – Dia Nacional da Saúde
08 – Dia do Pároco
08 – Dia dos Pais (Data móvel)
11 – Dia da Televisão
11 – Dia do Advogado
11 – Dia do Estudante
11 – Dia do Garçom
11 – Dia Internacional da Logosofia
12 – Dia Nacional da Artes
13 – Dia do Economista
15 – Ascensão de Nossa Senhora
15 – Dia da Informática
15 – Dia dos Solteiros
16 – Dia do Filósofo
19 – Dia do Artista de Teatro
19 – Dia Mundial da Fotografia
20 – Dia dos Maçons
22 – Dia do Folclore
23 – Dia da criança excepsional
24 – Dia da Infância
24 – Dia dos Artistas
24 – Dia de São Bartolomeu
25 – Dia do Feirante
25 – Dia do Soldado
27 – Dia do Corretor de Imóveis
27 – Dia do Psicólogo
28 – Dia da Avicultura
28 – Dia dos Bancários
29 – Dia Nacional do Combate ao Fumo
31 – Dia da Nutricionista